quarta-feira, 16 de abril de 2014

Biscoitos de Páscoa

Toda Páscoa, e todo Natal também, eu faço as Guirlandas de biscoito de Gengibre. 
Pra quem nunca ouviu falar, é um biscoito cuja massa é uma fusão de sabores perfeitos, que nasceram um para o outro, como cravo, canela, gengibre e raspas de laranja! Não pode ser ruim não é? 
O biscoito de gengibre é conhecido como uma tradição, não exclusiva, mas principalmente inglesa e todos já devem ter visto biscoitos natalinos em forma de bonequinhos, são os Gingerbread man!  A história, ou melhor dizendo a lenda, desse biscoitinho é uma viagem tremenda (rsrsrsrs) com direito à biscoito que ganha vida e sai correndo por um floresta e encontra no caminho porcos, cavalos, e uma raposa que tenta ajudar o biscoito mas acaba abocanhando o coitado... Enfim, uma loucura rsrs. Há vários blogs que contam a lenda completa, eu vou me limitar à esse resumo senão a receita não chega nunca né?! 
Mas há um detalhe histórico em relação aos ingredientes que não posso omitir. O pão de mel tem notória similaridade ao biscoito de gengibre, inclusive pelo fato de compartilharem um mesmo ingrediente: o gengibre. Mas na idade média este ingrediente não era de tão fácil acesso, o que não foi mais problema depois do período das Cruzadas, onde os europeus passaram a ter fácil acesso as especiarias provenientes do Oriente. Tendo chegado às mãos do clero, as especiarias foram aprimorando a receita do biscoitinho dentro de mosteiros antes de se popularizar, fazendo parte das festividades religiosas de inverno. 
Eis que, por parte da Rainha da Inglaterra, Elizabeth I, foram encomendados para uma festa de Natal, homenzinhos de pão de mel personalizados com o rosto de cada convidado! Chique essa Elizabeth não! 
Mas o pão de mel, é de origem Russa, e por isso, na minha opinião, biscoito de gengibre e pão de mel tiveram seus experimentos desenvolvidos simultaneamente em diferentes partes do velho mundo. 
Imagina até essa receita chegar no Brasil o sufoco! Aqui ela não é nenhuma, que se possa dizer, tradição, mas já se popularizou entre as biscoiteiras, ou cookie designers, como preferir. 

A receita que eu uso é de execução simples e tem como resultado uma massa muito boa de trabalhar, permite ser congelada até o uso, além de ser extremamente perfumada. 
Eu uso a primeira receita que testei e até hoje não troco. No site onde ela estava (que infelizmente não lembro qual) dizia que a receita era de uma das cozinheiras mais famosas da Inglaterra: Delia Smith. 

Ingredientes:

75g de Açúcar mascavo
3 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de água
1 colher de chá de canela em pó 
1 colher de chá de gengibre em pó
1 pitada de cravo moído
Raspinhas da casca de meia laranja 
95g de margarina 
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
225g de farinha de trigo peneirada

Preparo:

Coloque o açúcar mascavo, o mel, a água, canela, gengibre, cravo e as Raspinhas de laranja numa panela de tamanho médio, pois nela acrescentarmos os outros ingredientes depois.
Leve ao fogo mexendo sempre até ferver. Apague o fogo e acrescente a margarina e o bicarbonato de sódio e misture bem (repare na reação bonita que vai acontecer agora, a mistura vai clarear e aumentar de volume). Acrescente a farinha e vá incorporando à mistura devagar até obter uma massa bem homogênea. 
Deixe descansar em um lugar fresco por uns 30 minutos. Eu coloco na geladeira mesmo depois de descansar, pois mais firme ela fica melhor de trabalhar. 

Vc pode abrir. Massa sobre uma fina camada da farinha ou usando a técnica de abrir entre duas folhas de manteiga (é simples, mas posso explicar em outro post). A espessura é a que vc desejar, lembrando que mais fininho assa mais rápido e fica bem crocante. 

O rendimento não posso dar visto que cada tipo de cortador tem um tamanho. Mas cada massa rende aproximadamente de 6 a 7 Guirlandas. 

Abaixo tem um passo a passo de como eu decoro minhas Guirlandas. Cada um pode usar o que quiser nesse momento desde que combine os sabores, né!? 
                                   
                                     
                                     

Prontas para serem devoradas! 
Feliz Páscoa! 









Nenhum comentário:

Postar um comentário